Sábado, 24 de agosto de 2019

Notícia

ROMI-ISETTA - O primeiro carro Made in Brazil

Luis César

Publicidade

My Nova Dental
Ilustração retirada de: Pixabay.com

FABRICADO NO BRASIL entre 1956 e 1961, a Romi Isetta foi o primeiro automóvel nacional, mas pouca gente sabe disso, até mesmo pelo seu tamanho e porte, estava mais para uma moto do que para um automóvel propriamente dito.
Concebida na Itália, em 1952 pela fabricante de motocicletas ISO, o projeto seria um carro que custasse pouco, tivesse a manutenção barata, e fosse muito econômico, atendendo plenamente as necessidades da Europa no pós guerra.
Em 1954, a Industrias Romi S/A, sediada em Santa Barbara do Oeste, SP, compraram a licença para fabricar o Isetta no Brasil. Mas a produção em série só começou em 1956. Com apenas 2.25 metros de comprimento e um motor de 200 cm3 de 2 tempos, e 13 cv, acomodava com certa limitação 2 adultos somente e algum espaço para bagagem.

Dirigir o Romi-Isetta era uma experiência única, além de possuir uma única porta frontal, era sem comparação com qualquer veículo da época ou atual. A coluna de direção ficava entre os pedais de freio e de embreagem e a alavanca de câmbio estava à esquerda, com as quatro marchas em posição inversa do usual. A razão dessa colocação, além de não prejudicar o acesso, pode estar no espaço um tanto reduzido na cabine, que implicaria frequentes esbarrões e cotoveladas no passageiro caso o câmbio estivesse no centro. Todos os modelos possuíam teto solar de lona, talvez seria uma saída de emergência,
pois numa colisão frontal, os passageiros ficariam impedidos de sair somente pela porta.
As propagandas de época faziam alusão, ao um carro prático, fácil de dirigir, sendo indicado como segundo carro da família ou o primeiro carro para recém habilitados.
Como ele oferecia vantagens que ninguém precisava numa época de pouco trânsito de veículos nas cidades e gasolina relativamente barata no Brasil no final dos anos 50, ele deixou de ser produzido em 1961, devido à
baixa demanda.
Em 1960 o seu valor de aquisição novo, era cerca de 60% de uma Fusca que era consequentemente o segundo carro nacional mais
barato.  Foi fabricado também pela BMW na Alemanha, como BMW 300 e 600 este último com 4 lugares e 2 portas e motor monocilíndrico de 600 cm3.
Continua sendo até o hoje o menor carro nacional já produzido em série e somente cerca de 3000 unidades chegaram às ruas.

Fonte

Por Reuters / g1.globo.com
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

My Nova Dental

Publicidade

Parceiro
Ford Ranger
Parceiro
Dr Enir

Popular este mês

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante aqui!
Parceiro
Nome do anunciante aqui!

Veja também

Revista do Mês

Revista do Mês

Veja as 3 últimas edições da Revista Sobre Rodas

CARRO USADO TEM COMO SER MUITO BOM!

CARRO USADO TEM COMO SER MUITO BOM!

Dicas para comprar seu carro usado em excelente estado!

TOYOTA CAMRY XSE - Desempenho e  Conforto.

TOYOTA CAMRY XSE - Desempenho e Conforto.

O TOYOTA CAMRY está baseado na plataforma TNGA, a mesma do Prius e do C-HR.

NOVA RANGER 2019

NOVA RANGER 2019

A Ranger foi projetada para atender às necessidades da América do Norte com tecnologia inovadora.

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante

Erro na Linha: #922 :: Undefined variable: logo
/home/sobrerodasusa/public_html/themes/news/noticia.php